Leia aqui informações úteis sobre o funcionamento da USF e COVID-19

Quem é considerado suspeito de ter COVID-19?
O utente que apresentar quadro de infeção respiratória aguda com, pelo menos, um dos seguintes sintomas; 
1. TOSSE de novo, ou com agravamento do padrão habitual;
2. FEBRE (temperatura ≥ 38,0ºC) sem outra causa atribuível;
3. FALTA DE AR / DIFICULDADE RESPIRATÓRIA, sem outra causa atribuível.
4. PERDA DE CHEIRO, de início súbito;
5. PERDA DE PALADAR, de início súbito.

O QUE FAZER, SE FOR SUSPEITO DE TER COVID-19?

Clique aqui.

Com o encerramento da ADR (Área Dedicada para avaliação e tratamento de pessoas com infeção Respiratória) em Alverca, a USF Villa Longa cria um atendimento presencial para avaliação dos utentes suspeitos de COVID-19 ou com COVID-19, que apresentem queixas com necessidade de avaliação/orientação médica.

Este serviço funciona:

- Horário: das 18h às 19:30h;

- Forma de marcação: presencial no local, a partir das 18h. Não existem marcações prévias. Os utentes podem ser encaminhados para este atendimento através do SNS24, dos profissionais da USF Villa Longa ou por iniciativa própria;

- Limite de atendimento: as marcações por dia são limitadas e podem aumentar ou diminuir, de acordo com a afluência a este serviço;

- População a que se destina: utentes da USF Villa Longa.

Mais informações sobre o funcionamento da USF

Tenho consulta presencial marcada. Devo chegar a que horas?

Deve chegar 10 minutos antes da hora marcada para consulta presencial.

Atrasei-me. E agora?

Existe uma tolerância de 10 minutos após a hora marcada. Atrasos superiores a 10 minutos, a consulta médica ou de enfermagem é cancelada. As consultas presenciais canceladas têm de ser remarcadas por iniciativa do utente.

COMO POSSO SOLICITAR CONSULTA PROGRAMADA?

Pode solicitar:

  • Presencialmente com o secretariado clínico.
  • Pelo telefone.
  • Pelo e-mail.

COMO POSSO SOLICITAR CONSULTA DE DOENÇA AGUDA?

Pode solicitar:

  • Presencialmente com o secretariado clínico.
  • Pelo telefone.

Não pode solicitar:

  • No Site

Relembramos soluções válidas em tempo de pandemia e que podem ser sempre uma mais valia, como por exemplo:

Se o utente quiser ter uma TELECONSULTA, na impossibilidade de se deslocar à USF Villa Longa por diferentes motivos, no momento da marcação da consulta pode solicitar ao Secretário Clínico, que pretende que a consulta seja efetuada em TELECONSULTA. O médico entrará em contacto telefónico com o utente à hora agendada.

CONSIGO PELA SAÚDE DE TODOS