Recomendações
- Nunca se esqueça do seu Cartão do Cidadão ou Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde, para ser apresentado quando solicitado, de forma a procedermos à sua correta identificação.
- Mantenha atualizados os seus contactos (telefone fixo/móvel, e-mail e morada).
- Não falte às consultas sem avisar previamente.
- É muito importante compreender que o tempo de cada consulta, apesar de estar previamente definido, pode ser imprevisível. Esse tempo depende da maior ou menor gravidade das queixas que o utente apresenta.
- Se tiver consulta marcada deve retirar a sua senha no quiosque eletrónico e/ou aguardar pelo atendimento administrativo dos secretários clínicos, 10 minutos antes da hora.
Em caso de atraso do utente até 10 minutos após a hora marcada, a realização da consulta ficará condicionada à disponibilidade do profissional.
- Como o tempo de consulta é limitado, não ocupe o médico com questões ou assuntos que não tenham relação com o seu estado de saúde. Programe 1 a 2 (no máximo) motivos de consulta por consulta, de forma a respeitarmos o horários de marcação de consultas, para todos os utentes e o médico conseguir dar o máximo de atenção ao motivo de consulta que traz.
- Cada consulta é para o utente marcado na consulta. Uma consulta = Um utente.
- Para que todos tenham acesso à consulta de Doença Aguda (problema de saúde que surgiu há menos de 2 dias ou em caso de agravamento de doença crónica), nunca marque uma consulta de urgência para as seguintes situações:
- Mostrar exames que o seu médico pediu;
- Para renovar receituário;
- Assuntos relativos a documentações;
- Queixas de sintomas não agudos.
- Dirija-se de imediato ao Hospital de Vila Franca de Xira/ligue para o 112 nas seguintes situações:
- suspeita de AVC com aparecimento súbito de falta de força num braço e/ou perna, boca ao lado ou dificuldade em falar;
- suspeita de enfarte agudo do miocárdio com dor no peito que vai para o pescoço, queixo, braços ou costas, acompanhado de mal estar geral, suores frios e sensação de náuseas e/ou vómitos;
- Situações de emergência como acidente, agressão, intoxicações, hemorragias, queimaduras ou feridas extensas.
O QUE NÃO FAZEMOS NESTA USF
Alguns serviços que estão fora do âmbito dos Cuidados de Saúde Primários ou dos objetivos da prática da Medicina Geral e Familiar, nomeadamente:
- Atendimento de situações de emergência e acidentes graves;
- Transcrição de exames médicos de Medicina do Trabalho, Seguradoras, Consultas Hospitalares ou Privados, conforme legislado no Despacho 10430/2011 de 18 de agosto de 2011;
- Preenchimento de formulários de instituições privadas;
- Carta de Caçador;
- Licença de uso e porte de arma;
- Atestados para desportos federados e clubes desportivos;
- Atestados para tribunal (se a doença não tiver sido comprovada nessa hora)
NOTA: salvaguarda-se as situações de exceção que o respetivo médico de família entenda atender, após avaliação caso a caso.
LIVRO DE RECLAMAÇÕES / FOLHA DE ELOGIOS
Poderá dirigir-se aos nossos serviços para apresentar sugestões úteis e eficazes, participando na avaliação de qualidade dos serviços e dos cuidados que lhe são prestados, ou mesmo reclamações, quando elas se justifiquem.
Encontra-se disponível nesta USF, livro amarelo de reclamações.
Aqui também pode elogiar.
RENOVAÇÃO DA CARTA DE CONDUÇÃO
De acordo com determinação legal, o processo de emissão dos atestados médicos para renovação das cartas de condução passou a ser efetuado numa plataforma eletrónica, podendo ser emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão.
O processo na plataforma eletrónica que tinha o objetivo de simplificar o processo, obriga a verificar uma série de parâmetros que são impossíveis de efetuar a nível desta Unidade de Saúde, obrigando a pedir pareceres de especialistas externos à USF, com destaque para a avaliação oftalmológica exigida, e a diversas outras, em função de eventuais problemas de saúde que os doentes possam apresentar.
Alertamos os nossos utentes para que, em caso de pretenderem que o seu atestado para renovação da carta de condução seja obtido nesta USF, devem fazê-lo com meses de antecedência relativamente ao seu termo, para que todo este processo possa decorrer em tempo oportuno.
Advertem-se os utentes que poderão ser necessárias 2 ou mais consultas para que seja possível a emissão do atestado. Mais se informa, que estas situações não serão atendidas em consultas de doença aguda, para o próprio dia. Todos os utentes deverão fazer-se acompanhar de exame oftalmológico completo atualizado (efetuado há menos de 6 meses) que contemple todos os itens de avaliação oftalmológica contemplados na página 2 da ficha de Exame de Condutores ou Candidatos a Condutores emitido pela DGS, bem como a primeira página da mesma, preenchida pelo próprio, com os dados referentes à sua identificação e dados de saúde conhecidos. Os portadores ou candidatos a carta de condução do grupo 2, deverão igualmente fazer-se acompanhar da necessária avaliação psicológica.