Guia do Utente

Veja em baixo informação contida no Guia do Utente 


ESPERE O MELHOR DE NÓS...

Queremos tratá-lo com respeito.

Queremos que tenha acesso a cuidados de qualidade.

Compreendemos que queira recusar um ato médico ou que queira uma segunda opinião.

Tem o direito de recusar colaboração na área de formação médica ou de enfermagem.Pode contar com a nossa absoluta confidencialidade acerca de todos os seus dados pessoais.

... PORQUE NÓS ESPERAMOS O MELHOR DE SI.

Esperamos que tenha uma atitude responsável pela sua saúde e que cumpra todas as indicações da equipa de profissionais que o atendem.

Esperamos que utilize corretamente os nossos serviços, permitindo assim que todos os utentes, incluindo você próprio, usem os nossos serviços com o máximo de qualidade e tranquilidade.

Queremos que tenha privacidade no atendimento, por isso siga e respeite as indicações dos secretários clínicos.


Horários de Funcionamento

Ver Horários


Funcionamento Administrativo

O primeiro contacto do utente com a USF passa, sempre e obrigatoriamente, pelo quiosque eletrónico, sendo prioritárias as consultas previamente agendadas.

O atendimento personalizado efetuado pelo secretário clínico é sempre feito por ordem de chegada, através do sistema de senhas em funcionamento.

Poderá solicitar os seguintes serviços, dentro do horário de atendimento dos secretários clínicos (08:00 às 19:55h):

  • Marcação de consultas;
  • Atualização de dados dos utentes;
  • Validação administrativa de documentos;
  • Pedido de credenciais, requisições de transporte e outras respeitando um prazo máximo de 3 dias úteis para levantar o seu pedido;
  • Pedir reembolsos e tratar de isenções de taxas moderadoras;
  • Pagamento de taxas moderadoras;
  • Renovação de medicação crónica.


Funcionamento Enfermagem

  • Tratamentos, pensos e injeções

Retire a senha para "Sala de Tratamentos" no quiosque eletrónico.

O atendimento na sala de tratamentos é feito do seguinte modo:

08:00h às 13:00h - atendimento preferencial por marcação

13:00h às 14:00h - sem atendimento (limpeza da sala)

14:00h às 19:30h - atendimento por ordem de chegada (horário preferencial para injetáveis)

  • Vacinação

Retire a senha para "Vacinação" no quiosque eletrónico à entrada da USF.

Não necessita de guia de tratamento para as vacinas do Plano Nacional de Vacinação (PNV). É obrigatório apresentar guia de tratamento para qualquer outra vacina receitada por um médico. Deverá trazer sempre o Boletim Individual de Saúde.

É assegurada diariamente no período das 08:00h às 19:30h.

  • Diagnóstico Precoce (Teste do Pezinho)

Deve ser realizado o mais precocemente possível (entre o 3º e 6º dia de vida). Os pais deverão agendar com a enfermeira de família, podendo ser realizado durante a consulta domiciliária ao recém-nascido e à puérpera.

  • Contracepção

Em todo o horário de atendimento de enfermagem, de preferência com a sua enfermeira de família.


As Nossas Recomendações

Ver Área do Utente.


Quem Somos

Ver A Equipa


Área de Influência

Utentes residentes na freguesia de Vialonga que optem pela inscrição nesta USF, até ao limite acordado com o ACES (infelizmente já atingimos esse limite - temos 20.307 utentes). Poderão inscrever-se utentes não residentes nesta freguesia por preferência de médico ou outras razões devidamente justificadas. Estas inscrições ficam sujeitas às limitações previstas na lei, nomeadamente a perda do direito às consultas domiciliárias, e têm que ser autorizadas pelo Coordenador desta USF.


Os Nossos Objetivos

Através de uma organização e de um atendimento personalizado, queremos assegurar a qualidade e a acessibilidade dos nossos serviços para todos os utentes desta USF.

Queremos também prestar-lhes os conhecimentos suficientes para cuidar e manter a sua própria saúde com boa qualidade de vida.

Todos os utentes inscritos na USF têm uma equipa de família constituída por médico, enfermeira e secretário clínico. Consulte aqui a sua Equipa de Família.


O Que Temos Para Oferecer Nesta USF

Veja aqui.


Consultas Sem Contacto Com o Médico

Servem para resolver situações que não necessitam de contacto direto com o médico:

  • Avaliação de exames não urgentes;
  • Renovação de receituário de medicação crónica
  • Credenciais de transporte, de acordo com a legislação em vigor;
  • Pedidos de prescrição de cuidados respiratórios domiciliários (procedimento isento de taxa moderadora);
  • Pedidos de fisioterapia;
  • Outros assuntos burocráticos.


Serviços Mínimos

A equipa entra em serviços mínimos quando se verificar a ausência de mais de metade dos seus elementos, sendo asseguradas as seguintes atividades:

Médicos

  • Realização da primeira consulta de vida do recém-nascido;
  • Realização da primeira consulta de saúde materna;
  • Avaliação de intercorrências da gravidez, em qualquer idade gestacional;
  • Situações de doença aguda;
Enfermeiras
  • Realização do diagnóstico precoce;
  • Administração de vacinas;
  • Disponibilização de anticoncecionais incluindo contraceção de emergência;
  • Encaminhamento para interrupção voluntária da gravidez;
  • Cuidados curativos e visitas domiciliárias para cuidados curativos se, quando não realizados colocarem em risco a recuperação clínica do utente;
Secretários Clínicos
  • Atendimento ao público;
  • Validação de documentos.

Atendimento Telefónico e por E-mail

Para sua comodidade pode usar o telefone e correio eletrónico durante o horário de funcionamento da USF para marcar consultas, pedir renovação de receituário ou resolver outros assuntos.

Poderá também aconselhar-se diretamente com o seu médico de família dentro do seu horário de atendimento telefónico.


Renovação de Receituário de Medicação Crónica

Destina-se apenas a utentes com necessidade de receituário de medicação crónica, conhecida pelo seu médico de família, pelo que pode ser recusado a utente que não tenham tido consulta nos últimos 6 meses, ou que não tenham uma consulta marcada para os 3 meses seguintes.