Guia do Utente

Veja em baixo informação contida no Guia do Utente
ESPERE O MELHOR DE NÓS...
Queremos tratá-lo com respeito.
Queremos que tenha acesso a cuidados de qualidade.
Compreendemos que queira recusar um ato médico ou que queira uma segunda opinião.
Tem o direito de recusar colaboração na área de formação médica ou de enfermagem.Pode contar com a nossa absoluta confidencialidade acerca de todos os seus dados pessoais.
... PORQUE NÓS ESPERAMOS O MELHOR DE SI.
Esperamos que tenha uma atitude responsável pela sua saúde e que cumpra todas as indicações da equipa de profissionais que o atendem.
Esperamos que utilize corretamente os nossos serviços, permitindo assim que todos os utentes, incluindo você próprio, usem os nossos serviços com o máximo de qualidade e tranquilidade.
Queremos que tenha privacidade no atendimento, por isso siga e respeite as indicações dos secretários clínicos.
Horários de Funcionamento
Funcionamento Administrativo
O primeiro contacto do utente com a USF passa, sempre e obrigatoriamente, pelo quiosque eletrónico, sendo prioritárias as consultas previamente agendadas.
O atendimento personalizado efetuado pelo secretário clínico é sempre feito por ordem de chegada, através do sistema de senhas em funcionamento.
Poderá solicitar os seguintes serviços, dentro do horário de atendimento dos secretários clínicos (08:00 às 19:30h):
- Marcação de consultas;
- Atualização de dados dos utentes;
- Validação administrativa de documentos;
- Pedido de credenciais, requisições de transporte e outras respeitando um prazo máximo de 3 dias úteis para levantar o seu pedido;
- Pedir reembolsos e tratar de isenções de taxas moderadoras;
- Pagamento de taxas moderadoras;
- Renovação de medicação crónica.
Funcionamento Enfermagem
Atualmente o atendimento de enfermagem é assegurado primordialmente pela enfermeira de família. É realizado por marcação prévia junto do secretariado clínico ou enfermeira de família.
Para administração de Injetáveis e vacinas extra-plano deverá fazer-se acompanhar de receita/guia de tratamento.
Diagnóstico precoce - deve ser realizado o mais precocemente possível (entre o 3º e 6º dia de vida). Os pais deverão contatar a unidade para efetuarem a respetiva inscrição e agendamento com a enfermeira de família.
As Nossas Recomendações
Quem Somos
Área de Influência
Utentes residentes na freguesia de Vialonga que optem pela inscrição nesta USF, até ao limite acordado com o ACES (infelizmente já atingimos esse limite - temos mais de 20.000 utentes). Poderão inscrever-se utentes não residentes nesta freguesia por preferência de médico ou outras razões devidamente justificadas. Estas inscrições ficam sujeitas às limitações previstas na lei, nomeadamente a perda do direito às consultas domiciliárias, e têm que ser autorizadas pelo Coordenador desta USF.
Os Nossos Objetivos
Através de uma organização e de um atendimento personalizado, queremos assegurar a qualidade e a acessibilidade dos nossos serviços para todos os utentes desta USF.
Queremos também prestar-lhes os conhecimentos suficientes para cuidar e manter a sua própria saúde com boa qualidade de vida.
Todos os utentes inscritos na USF têm uma equipa de família constituída por médico, enfermeira e secretário clínico. Consulte aqui a sua Equipa de Família.
O Que Temos Para Oferecer Nesta USF
Consultas Sem Contacto Com o Médico
Servem para resolver situações que não necessitam de contacto direto com o médico:
- Avaliação de exames não urgentes;
- Renovação de receituário de medicação crónica
- Credenciais de transporte, de acordo com a legislação em vigor;
- Pedidos de prescrição de cuidados respiratórios domiciliários (procedimento isento de taxa moderadora);
- Pedidos de fisioterapia;
- Outros assuntos burocráticos.
Serviços Mínimos
A equipa entra em serviços mínimos quando se verificar a ausência de mais de metade dos seus elementos, sendo asseguradas as seguintes atividades:
Médicos
- Realização da primeira consulta de vida do recém-nascido;
- Realização da primeira consulta de saúde materna;
- Avaliação de intercorrências da gravidez, em qualquer idade gestacional;
- Situações de doença aguda;
- Realização do diagnóstico precoce;
- Administração de vacinas;
- Disponibilização de anticoncecionais incluindo contraceção de emergência;
- Encaminhamento para interrupção voluntária da gravidez;
- Cuidados curativos e visitas domiciliárias para cuidados curativos se, quando não realizados colocarem em risco a recuperação clínica do utente;
- Atendimento ao público;
- Validação de documentos.
Atendimento Telefónico e por E-mail
Renovação de Receituário de Medicação Crónica
Destina-se apenas a utentes com necessidade de receituário de medicação crónica, conhecida pelo seu médico de família, pelo que pode ser recusado a utente que não tenham tido consulta nos últimos 6 meses, ou que não tenham uma consulta marcada para os 3 meses seguintes.