A Nossa Missão, Visão e Valores

Missão

A equipa de profissionais da USF de Villa Longa tem como missão:

  • Prestar cuidados de qualidade de forma personalizada, continuada, abrangente e holística, envolvendo e capacitando o utente na gestão da sua saúde, com repercussão a curto, médio e longo prazo na melhoria da qualidade de vida;
  • Cuidar e educar para uma saúde responsável;
  • Transmitir o saber e qualidade alcançadas através da formação pré e pós graduada, mantendo sempre presente o espírito de investigação.

Visão

A equipa pretende ser uma referência em cuidados de saúde primários, na acessibilidade e boas práticas, transformando o saber num acto de qualidade e mobilizando o utente para otimização do estado de saúde da população.

Valores

Pretendemos ser uma equipa competente, dinâmica, rigorosa e inovadora, interagindo com a comunidade, com a convicção de que o empenho de todos se traduzirá numa melhoria dos cuidados prestados aos nossos utentes.

Os profissionais da equipa comprometem-se num espírito solidário e de intersubstituição e no cumprimento das regras constantes deste regulamento e definidas por princípios previamente acordados:

Autonomia - Os elementos da equipa organizar-se-ão do ponto de vista funcional e técnico, visando o cumprimento do Plano de Ação.

Cooperação - Todos os elementos da equipa se comprometem a orientar a sua atividade para a concretização dos objetivos da acessibilidade, globalidade e continuidade dos cuidados de saúde.

Respeito - Por cada um e pelas suas opiniões, independentemente da sua raça, crenças e convicções; pelas competências, aptidões e particularidade de funções.

Solidariedade - Cada elemento assume garantir o cumprimento das obrigações dos restantes elementos do grupo profissional a que pertence e manter presente um espírito de entreajuda entre todos os elementos, quer como pessoas, quer como profissionais, mantendo o respeito pela identidade e individualidade de cada um dos elementos da equipa.

Colaboração Ativa - Todos os elementos da equipa devem participar de forma ativa, na convicção de que contributos diferentes enriquecem a equipa.

Qualidade - Atuação de acordo com normas de orientação que reflitam, do ponto de vista técnico-científico, os padrões de qualidade mais adequados, tendo também em conta a melhor relação custo-efetividade.

Eficiência - Rentabilização dos recursos humanos e materiais dentro do espírito de equidade de cuidados.

Cordialidade - Todos os profissionais deverão reger o seu comportamento por atitudes de aproximação e afabilidade, evitando situações de conflito.

Direito à Informação - Todos os elementos da equipa têm direito a ser informados de todos os fatores e fatos determinantes da atividade do grupo, devendo ser fornecidas com antecedência a ordem de trabalhos das reuniões do Conselho Geral e divulgadas as respetivas atas, que são disponibilizadas em papel, para posterior assinatura e digitalmente na "pasta partilhada".

Compromisso - Todos os elementos da equipa assumem dar o melhor das suas capacidades para a obtenção dos objetivos comuns.

Cumplicidade - Todos os problemas devem ser resolvidos dentro do grupo assumindo para o exterior uma imagem de coesão e corresponsabilização.

Otimismo - Esgotar até ao limite a capacidade de acreditar no futuro.