Mensagem do Coordenador da USF Villa Longa

Novo sistema informático de registos clínicos

A partir do dia 31 de março de 2022 a USF Villa Longa vai ter um novo sistema informático de registo clínico, havendo necessidade de alterar procedimentos realizados pelas secretárias clínicas, enfermeiras e médicos.

Porquê?

O Ministério da Saúde a partir desta data, cessa contrato com a empresa do atual sistema informático (MedicineOne). Assim, irá ser instalado um sistema informático, da responsabilidade do Ministério da Saúde e que será igual em todo o país - SClínico.

Neste processo, a informação clínica dos utentes não se perderá - a maior parte da informação registada vai migrar de um sistema para o outro e haverá possibilidade de consultar o sistema anterior, se houver necessidade.

O novo sistema é diferente.

Toda a mudança requer um período de adaptação dos profissionais e dos utentes, pois existem funcionalidades que até à data eram fáceis de agilizar e que agora irão necessitar de procedimentos e circuitos diferentes, o que poderá condicionar constrangimentos.

Com a implementação deste novo sistema é fundamental saber que:

- É obrigatório apresentar o cartão de cidadão (ou cartão de utente) para qualquer tipo de atendimento, bem como para ser admitido pelo quiosque eletrónico;

- Todo e qualquer tipo de atendimento médico e/ou de enfermagem necessita de inscrição e validação prévias pela equipa de secretariado clínico;

- Qualquer solicitação/tarefa/procedimento exige contacto prévio com a equipa de secretariado clínico.

Por este motivo, é necessário que a comunicação por e-mail também seja adaptada, de forma a facilitar a gestão e elaboração das tarefas pedidas.

Se é utilizador de e-mail como forma de comunicação com a USF, deve fazê-lo através do site da USF e não diretamente para o e-mail geral. No site, os formulários disponíveis permitem o encaminhamento mais eficiente dos pedidos, uma vez que têm toda a informação necessária para a identificação do utente, das suas necessidades e da equipa de família.

Caso seja detentor de e-mail direto do seu Médico/Enfermeira de Família, deixe de o utilizar desta forma a partir de 31 de março, pois não será possível a realização de nenhuma tarefa sem a inscrição e validação da mesma por parte da equipa de secretariado clínico. Mais uma vez, deve usar os formulários disponíveis no site da USF para o efeito.

Face ao exposto, lamentamos os constrangimentos que possam ocorrer nesta fase de adaptação ao novo sistema de gestão clínica e apelamos à compreensão de todos.

Enquanto profissionais de saúde, procuraremos sempre melhorar a acessibilidade e qualidade do atendimento ao utente.

Estaremos sempre consigo pela saúde de todos.

Vialonga, 29 de março de 2022