Caros Utentes:


Tendo chegado a hora da minha aposentação queria deixar-vos algumas palavras de despedida.

Como trabalhadores todos sabemos que um dia a idade nos levará à reforma e, de uma forma natural, vamos preparando esse momento de uma forma organizada, minimizando os efeitos da nossa saída. Contudo, nem sempre controlamos todos os acontecimentos e lamento esta saída repentina e tudo aquilo que deixei pendente e as promessas que não vou poder concretizar.

Ser Médico de Família é ser médico completo e capaz de ouvir e escutar todas as necessidades do utente e juntos encontrarmos a solução. Esta foi sempre a minha prioridade e adorei cada dia da minha profissão.

Um agradecimento especial:

-Ás crianças que acompanhei o seu desenvolvimento, muitas delas antes do seu nascimento. Pude, em algumas ocasiões, ouvir o bater do coração pela primeira vez - aquele momento que muda para sempre uma mãe;

-Aos adolescentes, inquietos no seu despertar para a vida, procurando respostas que nem sempre consegui dar na sua totalidade, porque a eles cabe a responsabilidade e tomada de decisão. Deixo o meu apelo para que continuem a fazer o seu caminho, sem pressas, juntando a razão e o coração;

-Aos idosos que me contaram tantas histórias de vida, por vezes dura e difícil. Partilharam a sua sabedoria e retribuíram com o seu olhar, com o seu aperto de mão (por vezes já trémulo) os momentos de consulta que ocorreram no consultório ou no domicílio;

-Aos que já partiram por acidente, doença ou pela muita idade mas que figuram na minha memória.

De um modo geral a TODOS e a CADA UM que me deixaram "entrar na sua vida", na sua família e me ouviram vezes sem conta (por vezes até de forma mais rude) devolver a responsabilidade e o papel importantíssimo que cada um tem na sua saúde com a frase "CADA UM É O MELHOR MÉDICO DE SI MESMO", porque os conhecimentos médicos e tudo aquilo que durante tantos anos aprendemos de medicina só faz sentido e resulta quando o doente que está à nossa frente é tocado e transforma as nossas palavras em atos que o levarão a alcançar os resultados esperados.

Daí que o lema desta USF Villa Longa onde vivi e trabalhei como Médica de Família, a vossa médica, tenha como lema "CONSIGO PELA SAÚDE DE TODOS".

Assim, na hora da despedida aqui fica o meu desejo que a SAÚDE seja uma constante nas vossas vidas e confio em todos para essa conquista.

Até sempre

Ana Maria Costa