Mensagem do Coordenador da USF Villa Longa

Dr. Medina do Rosário
Dr. Medina do Rosário

A pandemia por COVID-19 está numa fase onde o receio de novos casos vive connosco. O risco de contágio está no trabalho, nas escolas, no seio familiar, nos amigos, nas compras, transportes, prática de atividade física... está no meio de nós. Mas o combate ao COVID-19 não é feito de alarmismo, mas de seriedade e profissionalismo que todas as situações de doença o exigem.

A USF Villa Longa já encerrou portas e deixou de prestar assistência médica e de enfermagem aos seus utentes por duas vezes. Apesar da redução da nossa atividade assistencial presencial, de forma a protegermos os nossos utentes e profissionais do risco de contágio, fomos forçados a encerrar, por casos positivos para COVID-19 no seio dos nossos profissionais, por contaminação após observação presencial de utentes não suspeitos de COVID-19, que vieram posteriormente a revelar-se no momento da permanência na USF, já portadores da doença.

Assim sendo, como coordenador devo proteger os utentes da USF Villa Longa e também os seus profissionais do risco de contaminação. Apesar de todos os cuidados de higienização e desinfeção que temos implementados, a prestação de cuidados por parte dos profissionais de saúde, se não for acautelada, o prejuízo social pelo encerramento da USF, revela-se com enorme impacto direto negativo, na defesa da saúde dos utentes que servimos. Deste modo, todas as medidas implementadas em período de pandemia por COVOD-19 no funcionamento da Unidade de Saúde, visam a proteção dos cidadãos e profissionais de saúde.

Não podemos baixar os braços. A USF Villa Longa quer prestar os melhores cuidados de saúde aos nossos 20.460 utentes. Somos a Unidade de Saúde de todo o concelho de Vila Franca de Xira com mais utentes inscritos com médico de fam´ília. As dificuldades físicas onde trabalhamos, as limitações materiais inerentes ao momento da pandemia, não podem ser uma barreira ao combate do COVID-19, que tudo faremos para a ultrapassar.

É com orgulho que vemos profissionais (médicos, enfermeiros e secretários clínicos) da USF Villa Longa mobilizados, em exclusividade, na prestação de cuidados diretos aos utentes suspeitos de COVID-19 na Área Dedicada COVID-19 (ADC-comunidade), no Centro de Saúde de Alverca. No entanto, a redução de efetivos provocam constrangimentos óbvios, no cumprimento de prazos de resposta aos nossos utentes, razão pela qual solicito a compreensão de todos.

Este site foi construído por nós para ser uma ferramenta de comunicação entre profissionais e utentes. USE e ABUSE desta plataforma de partilha, diminuindo a exposição a locais de contaminação do vírus, promovendo o distanciamento social.

Em nome da equipa da USF Villa Longa, quero que saiba que fazemos tudo o que está ao nosso alcance, dando o nosso melhor por si e para si.

CONSIGO PELA SAÚDE DE TODOS