
Se FEBRE ou TOSSE ou DIFICULDADE RESPIRATÓRIA deve LIGAR SNS24 - 808 24 24 24
ou recorrer à Unidade de Saúde dedicada aos casos suspeitos de COVID-19 para a freguesia de Vialonga no CENTRO DE SAÚDE DE ALVERCA
Horário de Funcionamento em Pandemia COVID-19
Distribuição da Atividade Assistencial de 2ª a 6ª feira
08:00h - 12:00h - Atividade Programada* - Sala de Tratamentos + Consultas Programadas + Vacinação
12:00h - 13:00h - Atendimento de Doença Aguda**
13:00h - 14:00h - Encerramento da Unidade de Saúde para Desinfeção
14:00h - 18:30h - Atividade Programada* - Sala de Tratamentos + Consultas Programadas + Vacinação
18:30h - 19:30h - Atendimento de Doença Aguda**
19:30h - 20:00h - Desinfeção da Unidade de Saúde
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Privilegie o contacto indireto através do telefone ou e-mail.
*Atendimento Programado - O que fazemos no horário de "atendimento programado"?
Consulta de Planeamento Familiar
Retoma progressiva de consultas presenciais marcadas após contacto telefónico pelo próprio médico de família - privilegiando: Fornecimento de contracetivos, incluindo os de emergência; Pedidos de IVGs; Consulta de PF após IVG; rastreio oncológico do cancro do colo do útero e da mama.
Consulta de Saúde Materna
Retoma progressiva do seguimento "normal" da grávida, de acordo com indicação médica - privilegiando: Avaliação de intercorrências na gravidez em qualquer idade gestacional; Administração de imunoglobulina anti-D às 28 semanas e a TDPA às 30S gestação; Referenciação hospitalar quando necessário; Consulta de revisão de puerpério até o 42º dia após o parto.
Consulta de Saúde Infantil e Juvenil
Retoma progressiva de consultas presenciais marcadas após contacto telefónico pelo próprio médico de família - privilegiando: Rastreio metabólico do recém-nascido; Consultas no 1º ano de vida; Consultas dos 15 aos 24 meses não serão realizadas presencialmente, sendo estas decididas caso a caso; Atualização do PNV.
Cuidados de Enfermagem
Administração de terapêutica e realização de tratamentos, em sala de tratamentos de enfermagem, inadiáveis e que careçam de continuidade; Atualização inadiável do PNV.
Consulta de Saúde do Adulto e Diabetes
Privilegiamos a teleconsulta. A consulta presencial é marcada após teleconsulta de
acordo com indicação do próprio médico de família.
**Atendimento de Doença Aguda - O que fazemos no horário de "Atendimento de Doença Aguda"?
Consulta de Doença Aguda
Período do dia em que damos exclusivamente resposta a situações de doença aguda que necessitem duma observação presencial, descompensação de doentes crónicos (HTA, diabetes, entre outras), com exceção das situações suspeitas de COVID-19, sempre previamente triadas pelo seu médico de família ou quem o substitua. NÃO SE DESLOQUE À USF NESTE PERÍODO SE NÃO LHE FOR DADA ESSA INDICAÇÃO.
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NÃO SAIA DE CASA, SE FOR POSSÍVEL.

Se pretende pedir, levantar ou entregar presencialmente medicação, baixas, relatórios, outros documentos do foro administrativo e solicitar consulta, poderá fazê-lo no horário compreendido entre as 08:00h - 13:00h e as 14:00h - 19:30h, todos os dias úteis.

Existe uma limitação do número de utentes que permanecem dentro da USF Villa Longa ao mesmo tempo.
O rigoroso cumprimento de horários para as consultas médicas e de enfermagem é fundamental.
Tenho consulta presencial marcada. Devo chegar a que horas?
Deve chegar 15 minutos antes da hora marcada para consulta presencial. Antes desta hora não é permitida a entrada ao utente na USF.
Atrasei-me. E agora?

COMO POSSO SOLICITAR CONSULTA PROGRAMADA?
- Presencialmente com o secretariado clínico.
- Pelo telefone.
Não pode solicitar:
- No Site.
COMO POSSO SOLICITAR CONSULTA DE DOENÇA AGUDA?
Pode solicitar:
- Presencialmente com o secretariado clínico.
- Pelo telefone.
Não pode solicitar:
- No Site
TODAS AS CONSULTAS SOLICITADAS PARA DOENÇA AGUDA OU CONSULTAS PROGRAMADAS TÊM SEMPRE UMA TELECONSULTA PRÉVIA POR MÉDICO DE FAMÍLIA
IMPORTANTE:
TELECONSULTA É UMA CONSULTA.
MUITOS PROBLEMAS TÊM SIDO E DEVEM CONTINUAR A SER RESOLVIDOS POR TELEFONE OU E-MAIL, EVITANDO DESLOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS.

Mensagem do Coordenador da USF Villa Longa - Dr. Medina do Rosário

A USF Villa Longa já encerrou portas e deixou de prestar assistência médica e de enfermagem aos seus utentes por duas vezes. Apesar da redução da nossa atividade assistencial presencial, de forma a protegermos os nossos utentes e profissionais do risco de contágio, fomos forçados a encerrar, por casos positivos para COVID-19 no seio dos nossos profissionais, por contaminação após observação presencial de utentes não suspeitos de COVID-19, que vieram posteriormente a revelar-se no momento da permanência na USF, já portadores da doença.
Assim sendo, como coordenador devo proteger os utentes da USF Villa Longa e também os seus profissionais do risco de contaminação. Apesar de todos os cuidados de higienização e desinfeção que temos implementados, a prestação de cuidados por parte dos profissionais de saúde, se não for acautelada, o prejuízo social pelo encerramento da USF, revela-se com enorme impacto direto negativo, na defesa da saúde dos utentes que servimos. Deste modo, todas as medidas implementadas em período de pandemia por COVOD-19, no funcionamento da Unidade de Saúde, visam a proteção dos cidadãos e profissionais de saúde.
É com orgulho que vemos profissionais (médicos, enfermeiros e secretários clínicos) da USF Villa Longa mobilizados, em exclusividade, na prestação de cuidados diretos aos utentes suspeitos de COVID-19 na Área Dedicada COVID-19 (ADC-comunidade), no Centro de Saúde de Alverca. No entanto, a redução de efetivos provocam constrangimentos óbvios, no cumprimento de prazos de resposta aos nossos utentes, razão pela qual solicito a compreensão de todos.
Este site foi construído por nós para ser uma ferramenta de comunicação entre profissionais e utentes. USE e ABUSE desta plataforma de partilha, diminuindo a exposição a locais de contaminação do vírus, promovendo o distanciamento social.
Em nome da equipa da USF Villa Longa, quero que saiba que fazemos tudo o que está ao nosso alcance, dando o nosso melhor por si e para si.