Se FEBRE ou TOSSE ou DIFICULDADE RESPIRATÓRIA deve LIGAR SNS24 - 808 24 24 24
ou recorrer à Unidade de Saúde dedicada aos casos suspeitos de COVID-19 para a freguesia de Vialonga no CENTRO DE SAÚDE DE ALVERCA

Horário de Funcionamento em Pandemia COVID-19

Distribuição da Atividade Assistencial de 2ª a 6ª feira

08:00h - 12:00h - Atividade Programada* - Sala de Tratamentos + Consultas Programadas + Vacinação

12:00h - 13:00h - Atendimento de Doença Aguda**

13:00h - 14:00h - Encerramento da Unidade de Saúde para Desinfeção

14:00h - 18:30h - Atividade Programada* - Sala de Tratamentos + Consultas Programadas + Vacinação

18:30h - 19:30h - Atendimento de Doença Aguda**

19:30h - 20:00h - Desinfeção da Unidade de Saúde

Use e abuse do nosso Site.

Privilegie o contacto indireto através do telefone ou e-mail.

Conheça o despacho da Ministra da Saúde que orienta a organização da USF.

*Atendimento Programado O que fazemos no horário de "atendimento programado"?

Consulta de Planeamento Familiar

Retoma progressiva de consultas presenciais marcadas após contacto telefónico pelo próprio médico de família - privilegiando: Fornecimento de contracetivos, incluindo os de emergência; Pedidos de IVGs; Consulta de PF após IVG; rastreio oncológico do cancro do colo do útero e da mama.

Consulta de Saúde Materna

Retoma progressiva do seguimento "normal" da grávida, de acordo com indicação médica - privilegiando: Avaliação de intercorrências na gravidez em qualquer idade gestacional; Administração de imunoglobulina anti-D às 28 semanas e a TDPA às 30S gestação; Referenciação hospitalar quando necessário; Consulta de revisão de puerpério até o 42º dia após o parto.

Consulta de Saúde Infantil e Juvenil

Retoma progressiva de consultas presenciais marcadas após contacto telefónico pelo próprio médico de família - privilegiando: Rastreio metabólico do recém-nascido; Consultas no 1º ano de vida; Consultas dos 15 aos 24 meses não serão realizadas presencialmente, sendo estas decididas caso a caso; Atualização do PNV.

Cuidados de Enfermagem

Administração de terapêutica e realização de tratamentos, em sala de tratamentos de enfermagem, inadiáveis e que careçam de continuidade; Atualização inadiável do PNV.

Consulta de Saúde do Adulto e Diabetes

Privilegiamos a teleconsulta. A consulta presencial é marcada após teleconsulta de acordo com indicação do próprio médico de família.

**Atendimento de Doença Aguda - O que fazemos no horário de "Atendimento de Doença Aguda"?

Consulta de Doença Aguda

Período do dia em que damos exclusivamente resposta a situações de doença aguda que necessitem duma observação presencial, descompensação de doentes crónicos (HTA, diabetes, entre outras), com exceção das situações suspeitas de COVID-19, sempre previamente triadas pelo seu médico de família ou quem o substitua. NÃO SE DESLOQUE À USF NESTE PERÍODO SE NÃO LHE FOR DADA ESSA INDICAÇÃO.

Use e abuse do nosso Site.

Privilegie o contacto indireto através do telefone ou e-mail.

NÃO SAIA DE CASA, SE FOR POSSÍVEL.

Se pretende pedir, levantar ou entregar presencialmente medicação, baixas, relatórios, outros documentos do foro administrativo e solicitar consulta, poderá fazê-lo no horário compreendido entre as 08:00h - 13:00h e as 14:00h - 19:30h, todos os dias úteis.

Existe uma limitação do número de utentes que permanecem dentro da USF Villa Longa ao mesmo tempo.

O rigoroso cumprimento de horários para as consultas médicas e de enfermagem é fundamental.

Tenho consulta presencial marcada. Devo chegar a que horas?

Deve chegar 15 minutos antes da hora marcada para consulta presencial. Antes desta hora não é permitida a entrada ao utente na USF.


Atrasei-me. E agora?

Existe uma tolerância de 10 minutos após a hora marcada. Atrasos superiores a 10 minutos, a consulta médica ou de enfermagem é cancelada. As consultas presenciais canceladas têm de ser remarcadas por iniciativa do utente.

COMO POSSO SOLICITAR CONSULTA PROGRAMADA?

Pode solicitar:

  • Presencialmente com o secretariado clínico.
  • Pelo telefone.

Não pode solicitar:

  • No Site.

COMO POSSO SOLICITAR CONSULTA DE DOENÇA AGUDA?

Pode solicitar:

  • Presencialmente com o secretariado clínico.
  • Pelo telefone.

Não pode solicitar:

  • No Site

TODAS AS CONSULTAS SOLICITADAS PARA DOENÇA AGUDA OU CONSULTAS PROGRAMADAS TÊM SEMPRE UMA TELECONSULTA PRÉVIA POR MÉDICO DE FAMÍLIA

IMPORTANTE: 


TELECONSULTA É UMA CONSULTA.

MUITOS PROBLEMAS TÊM SIDO E DEVEM CONTINUAR A SER RESOLVIDOS POR TELEFONE OU E-MAIL, EVITANDO DESLOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS. 

LABORATÓRIOS COVID-19

Tenho análise COVID-19 para fazer. Onde faço?

Mensagem do Coordenador da USF Villa Longa - Dr. Medina do Rosário

Coordenador da USF Villa Longa
Coordenador da USF Villa Longa

A pandemia por COVID-19 está numa fase onde o receio de novos casos vive connosco. O risco de contágio está no trabalho, nas escolas, no seio familiar, nos amigos, nas compras, transportes, prática de atividade física... está no meio de nós. Mas o combate ao COVID-19 não é feito de alarmismo, mas de seriedade e profissionalismo que todas as situações de doença o exigem.


A USF Villa Longa já encerrou portas e deixou de prestar assistência médica e de enfermagem aos seus utentes por duas vezes. Apesar da redução da nossa atividade assistencial presencial, de forma a protegermos os nossos utentes e profissionais do risco de contágio, fomos forçados a encerrar, por casos positivos para COVID-19 no seio dos nossos profissionais, por contaminação após observação presencial de utentes não suspeitos de COVID-19, que vieram posteriormente a revelar-se no momento da permanência na USF, já portadores da doença.

Assim sendo, como coordenador devo proteger os utentes da USF Villa Longa e também os seus profissionais do risco de contaminação. Apesar de todos os cuidados de higienização e desinfeção que temos implementados, a prestação de cuidados por parte dos profissionais de saúde, se não for acautelada, o prejuízo social pelo encerramento da USF, revela-se com enorme impacto direto negativo, na defesa da saúde dos utentes que servimos. Deste modo, todas as medidas implementadas em período de pandemia por COVOD-19, no funcionamento da Unidade de Saúde, visam a proteção dos cidadãos e profissionais de saúde.

Não podemos baixar os braços. A USF Villa Longa quer prestar os melhores cuidados de saúde aos nossos 20.460 utentes. Somos a Unidade de Saúde de todo o concelho de Vila Franca de Xira com mais utentes inscritos com médico de fam´ília. As dificuldades físicas onde trabalhamos, as limitações materiais inerentes ao momento da pandemia, não podem ser uma barreira ao combate do COVID-19, que tudo faremos para a ultrapassar.

É com orgulho que vemos profissionais (médicos, enfermeiros e secretários clínicos) da USF Villa Longa mobilizados, em exclusividade, na prestação de cuidados diretos aos utentes suspeitos de COVID-19 na Área Dedicada COVID-19 (ADC-comunidade), no Centro de Saúde de Alverca. No entanto, a redução de efetivos provocam constrangimentos óbvios, no cumprimento de prazos de resposta aos nossos utentes, razão pela qual solicito a compreensão de todos.


Este site foi construído por nós para ser uma ferramenta de comunicação entre profissionais e utentes. USE e ABUSE desta plataforma de partilha, diminuindo a exposição a locais de contaminação do vírus, promovendo o distanciamento social.

Em nome da equipa da USF Villa Longa, quero que saiba que fazemos tudo o que está ao nosso alcance, dando o nosso melhor por si e para si.

CONSIGO PELA SAÚDE DE TODOS